segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Unindo o útil ao agradável: estética + desempenho + economia

Quantas vezes nós observamos os diversos tipos de revestimentos adotados nas residências com suas inúmeras variedades de materiais empregados e nos perguntamos: "Quanto deve custar?" "Será que este revestimento eu posso utilizar onde quiser?". Então, é aí que devemos ter um certo cuidado, mas com as novidades em revestimentos do mercado torna-se mais acessível financeiramente e funcionalmente o emprego destes elementos em nossa residência.
Enfim, quando digo a respeito de acessibilidade financeira, eu estou me referindo a facilidade que teremos de adquirir peças de revestimento com um aspecto que atende as nossas necessidades, isto ocorre devido a composição deste elemento que é feito de um material mais barato. Como por exemplo: eu tenho interesse em colocar um revestimento de madeira no piso da minha varanda, mas isto seria economicamente desvantajoso para mim; então a solução seria optar por um revestimento que me desse este aspecto amadeirado e que ao mesmo tempo fosse constituído de um material mais barato, deste raciocínio, surge a idéia de adotar o porcelanato com textura de madeira. Este material não é barato, mas em relação a madeira é considerado mais barato, digamos que este supre a necessidade estética, econômica e uma outra que eu irei explicar, a funcional.
Porcelanato com textura de madeira
Falando de acessibilidade funcional, pode-se dizer que este requisito atribui-se aos materiais que podem ser adotados em locais onde existe uma grande ocorrência de intemperismo (chuvas, ventos, variações de temperatura...). Considerando que a função do revestimento é, além de dar uma boa aparência, garantir a impermeabilidade da estrutura em certos casos; podemos dizer que com as novidades em revestimentos tornou-se mais fácil atender a necessidade estética sem prejudicar a durabilidade do elemento, porque estas novidades incluem desde porcelanatos com textura de madeira, como eu já havia dito, até revestimentos dos mais diversos tipos para as paredes, dentre eles, o Siding Vinílico, que é um revestimento externo de PVC, possui um fino acabamento, uma resistência aos intempéries e a pancadas, e além disso é fácil de ser montado. Uma observação interessante é que o Siding Vinílico é muito utilizado nos EUA, é possível constatar isto quando assistimos filmes americanos e vemos as paredes externas das casas com o emprego de revestimentos semelhantes a madeira. Este revestimento é utilizado no sistema Steel Frame. Nota-se que estes materiais citados "imitam" a madeira na aparência e são mais vantajosos na questão de desempenho, porque são impermeáveis e resistem aos demais intempéries.
Casa com o emprego do Siding vinílico
Placas de Siding vinílico
Com tudo isto, afirmamos que atualmente podemos ter um revestimento de aparência agradável, com um custo menor e com um desempenho melhor.

                                                   Autor: Ismael Carlos Pereira da Silva / 2012

Um comentário: